segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
GUERRA E PAZ - CANDIDO PORTINARI
Guerra e Paz, a obra máxima de Antonio Candido Portinari 14x10m, foram encomendadas pelo governo do Brasil para presentear a sede da ONU em Nova York no ano de 1957. Além de seu valor artistico esta obra é um grito brasileiro contra a violência que ecoa até nossos dias, cada vez mais emblemática diante do mundo em que vivemos. Agora, pela primeira vez na história, a exposição GUERRA E PAZ, de Portinari completa, incluindo uma centena de estudos que precederam a obra, estará em São Paulo por tempo LIMITADO. Você não pode perder.
INFORME-SE COM A BOTUCATUR TURISMO
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012
ANGELINO DE OLIVEIRA E ANGELO DALANESI
NA LETRA DE PRIMEIRO AMOR DE ANGELINO DE OLIVEIRA A ARTE DE UM GRANDE FOTOGRAFO, GRANDE NO TAMANHO E NA ARTE DE FOTOGRAFAR. ESSE NOSSO AMIGO FEZ HISTÓRIAS POIS RETRATOU A NOSSA CIDADE, OS SEUS PERSONAGENS E OS ARTISTAS QUE ELEVARAM O NOME DE BOTUCATU. É O CASO DE ANGELINO DE OLIVEIRA ESSE ARTISTA É O COMPOSITOR DE TRISTEZAS DO JECA (ENTRE OUTRAS COMPOSIÇÕES)
sábado, 18 de fevereiro de 2012
quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012
Professor Alfredo Franklin de Matos
O professor Alfredo Franklin de Matos nasceu em Guaratinguetá, SP, no dia 1º de abril de 1.883, tendo vindo para Botucatu em 1.919. Cursou o Instituto Nacional de Música do Rio de Janeiro, onde foi aluno de Francisco Braga. Terminado o curso, recebeu medalha de prata, pela sua destacada aplicação. Em São Paulo, entrou em contáto com professores e artistas principalmente com o Maestro João Gomes Junior. Nessa época prestou concurso para professor catedrático da Cadeira de Música da Escola Normal de Botucatu, sendo classificado em 1º lugar. No exercicio do magistério, sua atuação foi brilhante até seus últimos dias. Seguidor do maestro João Gomes Junior que havia introduzido o canto orfeônico nas Escolas Normais e nos cursos primários - organizou, em nossa Escola Normal, magnifico conjunto orfeônico. Botucatu inteira admirava e aplaudia esse seu trabalho. Entusiasta, o Prof. Mattos transformou sua sala de aula, à qual deu o nome de Francisco Braga, num verdadeiro museu musical, onde recolheu, além dos trabalhos de seus alunos, retratos, autógrafos, músicas impressas e manuscritas de compositoresnacionais. Este incansável professor autor do Hino à Escola Normal de Botucatu, faleceu a 15 de dezembro de 1.947, sem concretizar seu mais recôndido sonho: a criação, em Botucatu, de um conservatório Dramático-Musical. Maaiores informações Antonio Fernando Pereira Botucatur Turismo 14 38825001
ALFREDO FRANKLIN DE MATOS FRANCISCO BRAGA
Em 1939, esteve em nossa cidade a convite do professor Alfredo Franklin de Matos, o ilustre compositor Francisco Braga. A população da nossa cidade se fez presente na Estação Ferroviária de Botucatu para prestigiar esse grande musico brasileiro. Nas fotos acima familiares do professor Franklim de Matos e na foto abaixo Nelson Frankilim de Matos e Sebastião Matos, filhos do nosso querido professor. O lugar fotografado foi, Rua Dr. Costa Leite, 616
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
domingo, 12 de fevereiro de 2012
SÃO MANOEL POSTAL ANTIGO
Cartão postal, de Campos do Jordão, seguiu via Estrada de Ferro Sorocabana, para a Estação de Araquá em São Manoel, na data de 03-02-1942. As pessoas que enviaram esse cartão foram Eduardo e Geraldinho de Barros. O destinatário foi o Senhor Carlos Bonome, musico pertencente a Banda da cidade de São Manoel e cozinheiro na Fazenda Redenção no Araquá.
BOTUCATU ANTIGAMENTE
Retratadas por célebres fotógrafos da época, essas reliquias da nossa arquitetura ai estão, entre as Avenidas Don Lúcio e Sant'Ana, em um corredor turistico, elaboradas por grandes arquitétos brasileiros. Venham conferir. Botucatur Turismo 14 38825001
sábado, 11 de fevereiro de 2012
FERNANDO MARLENE
"A FELICIDADE EM TODOS OS MOMENTOS", Brasil, Europa, America Central, Estados Unidos, Buenos Aires, Botucatu...
MISERICORDIA BOTUCATU ?
Muito provavelmente, esses instrumentos pertenceram a algum hospital antigo, aqui de Botucatu. A Misericordia (Hospital deve ter muito material antigo), a cidade merece um museu na Misericordia, fica a nossa sugestão.
BOTUCATU UMA ANTIGA RESIDÊNCIA
O piano fazia parte da mobiliária das antigas residências da nossa cidade, nessas casas aconteciam grandes e belos"Saraus". Nesse tempo, reinava absoluta a poesia dos grandes poetas, e a musica dos grandes mestres. A grande pianista GUIOMAR NOVAES, aqui esteve na casa do Conde Serra Negra, quem sabe, não seria essa foto um retrato da pianista? Quem sabe?
ESCRITÓRIO À MODA ANTIGA
Sem fios pelo chão, a organização éra patente nos escritórios de antigamente, mesas à altura do braço, lugar apropriado para colocar os livros, o cesto de vime e a escarradeira, a maquina de escrever (remington), reinava absoluta sobre a antiga escrivaninha, no arquivo de aço a relação dos clientes, na folhinha da CASA CARLOS o dia 28 de um Mês que ja foi pelo tempo cliq. na foto .
BOTUCATU VISTA PANORÂMICA
BOTUCATU, esse é o nosso momento, a cidade, independente dos governos se desenvolve, as nossas industrias, a Unesp, o seu povo, muito contribuem para que isso aconteça. Venham conferir. Nessa foto aos fundos, vemos antigo cafezal, ao lado do Hospital da Sorocabana. Nesse lugar estão, o "Lageado", e suas Faculdades, o Jardim Paraiso e outras localidades.
RIQUEZAS PROPORCIONADAS PELO CAFÉ
Botucatu, berço de cultura, aqui chegaram pessoas, e familias das diversas nacionalidades, para a nossa cidade, vieram em 1908 os japoneses, que do porto de Santos pela linha Sorocabana (EFS, vieram a trabalho). A nossa cidade é referência Nacional na vinda desses imigrantes. Pesquisa de Antonio Fernando Pereira Botucatur Turismo
MERCADÃO ANTIGO
Se não for o mercado antigo pelo menos é o lugar onde se localiza o "MERCADÃO" , a ponte daria passagem ao Bairro alto, por aqui passava o mais antigo caminho para as Minas Gerais e éra tambem saida para São Paulo, olhem bem tem uma moça em pé, na Laje, acharam ?
sábado, 4 de fevereiro de 2012
Assinar:
Postagens (Atom)